Pós-graduação em Jornalismo Digital

Gostaria de lhes apresentar meu filho: o curso de especialização lato sensu em Jornalismo Digital, cujas aulas começam em março na Famecos/PUCRS.

Quem entrar no site, desenvolvido pela equipe do Espaço Experiência, vai perceber a integração com ferramentas como Delicious, Twitter e, futuramente, Flickr e Vimeo. Não é à toa: a idéia é não ficar restrito ao estudo e prática das técnicas básicas de jornalismo digital, como edição de vídeos, criação de animações e webwriting, mas incorporar as ferramentas de Web 2.0 e as redes sociais. A nosso ver, a habilidade de lidar com essas características do contexto atual da comunicação são indispensáveis para qualquer jornalista — porque a própria audiência da próxima década está sendo formada nessas redes sociais e pelo uso dessas ferramentas.

Além de uma disciplina voltada especificamente para a sociabilidade no jornalismo digital e um seminário sobre relacionamento com o público, os alunos e professores serão incentivados a usar redes sociais e serviços de Web 2.0 em todas as atividades do curso. São características fundamentais da sociedade contemporânea e portanto são características fundamentais do projeto pedagógico.

Outro avanço curricular que buscamos foi um aprofundamento em programação. Os alunos aprenderão ao menos o suficiente para produzir alguns mash-ups simples que possam ajudar no cotidiano de uma redação digital. Conhecer as linguagens mais usadas no jornalismo — Ajax, PHP, HTML — é também importante no momento de gerenciar projetos.

Um terceiro ponto a ressaltar é o foco na inovação e empreendedorismo. Na última década, as ferramentas de comunicação em escala massiva se tornaram acessíveis não apenas a todos os jornalistas, mas a todas as pessoas. Se antes era preciso ter dinheiro para investir num parque gráfico ou num estúdio para ser seu próprio chefe, hoje é possível criar produtos informativos e noticiosos digitais sem a necessidade de muitos recursos. De fato, o único recurso indispensável para abrir uma empresa é o conhecimento técnico para desenvolver uma idéia.

Para dar conta desse aspecto, foram chamados Marta Gleich, diretora de Internet, e Eduardo Lorea, gerente de pesquisa e desenvolvimento, ambos do Grupo RBS. Ambos vão assumir as disciplinas de gerenciamento e negócios do curso. Além disso, durante a especialização cada aluno deverá criar e planejar um produto digital. O trabalho de conclusão será a entrega de um protótipo do produto. Esperamos com isso fomentar a criação de novas empresas no mercado gaúcho e brasileiro e mostrar aos profissionais, com exemplos palpáveis, as novas possibilidades abertas pela Comunicação Digital.

Além disso, vamos oferecer também uma disciplina de jornalismo em mídias móveis e entraremos na seara da televisão digital, ambos temas de pesquisa científica dos professores da Famecos e ambos temas pouco explorados nos currículos de especializações no Brasil.

Chamo de meu filho e sou o coordenador, mas o curso foi concebido pela equipe de Comunicação Digital da faculdade em conjunto. Os professores Eduardo Pellanda, André Pase e Andréia Mallmann me ajudaram muito na preparação do projeto pedagógico e estão no corpo docente. Por sinal, o Pase está coordenando o curso de especialização em Jogos Digitais, uma parceria da Famecos e da Facin com a Ubisoft.

Em 2010 começam também os cursos de especialização em Cinema Expandido, Branding de Conexão e Planejamento em Comunicação e em Gestão de Crises de Imagem. Todos na Famecos.

Esta entrada foi publicada em academia, jornalismo e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

27 respostas a Pós-graduação em Jornalismo Digital

  1. Dayane disse:

    Se tratando de uma especialização em Jornalismo Digital, qual a possibilidade do curso ser ministrado pela web?
    É que moro em Cuiabá no MT, por isso é a única forma de poder participar!
    Obrigada!

  2. Träsel disse:

    Dayane, ainda não temos nenhuma previsão de uma versão a distância do curso. Porém, se houver procura, é possível que criemos uma.

  3. Rafael disse:

    Mais procura aqui, Trasel!

  4. RegesSchwaab disse:

    Träsel
    Votos de sucesso.
    A proposta é muito boa.
    Parabéns.

  5. Anton Roos disse:

    Eu também no momento moro longe, mas estou tentadissimo a fazer a pós mesmo assim, seja de que forma for possível.

    Muitissimo interessante e focada na realidade atual.

  6. Carolina disse:

    Também moro longe e gostaria muito de fazer a especialização!

  7. Karen Pimenta disse:

    Seria muito interessante se a pós fosse fosse transmitida via web, afinal moro no Amapá e essa seria uma excelente oportunidade.

  8. Vanessa Scalei disse:

    Trasel, tenta viabilizar um curso via web. Eu tenho interesse, mas por motivos profissionais não tenho como ir a Porto nas sextas-feiras.
    Abs e Sucesso

  9. Concordo com a galera, Trasel. A proposta de uma versão EAD do curso é bem interessante. Sou do Mato Grosso do Sul e faria parte da turma com grande êxito. Sei que a pós, mesmo que presencial, ainda está no começo. Mas vale a pena pensar sobre isso.

    Abraços!

  10. Solange disse:

    Eu também estou interessadíssima. Moro em São Paulo e nessa cidade tem pós de tudo, menos nessa área. Se abrirem turma a distância, peço que me avisem, por favor. Obrigada

  11. Felipe Net disse:

    Marcelo, vc esta de parabens, percebe que precisamos muito de um curso deste nivel, a distância; sou engenheiro, mas trabalho com criação de sites, por favor caso crie algo on line entre em contato…
    sou de Pirassununga SP

  12. Priscilla Peres disse:

    Olá, também tenho interesse em uma pós a distância. Sou recém formada do MS e to procurando uma pós EAD.

  13. Amanda Alves disse:

    Estou interessada, mas no momento a distância impede. Esotu em Cuiabá-MT e queria muito se tivesse disponíve em Ead. Ql precisão?

  14. paulo rogerio disse:

    curso de jornalismo digital fora da web é como aprender a dirigir sem usar carro.. rsrsrs … gostaria de ser notificado quando houver a versão on-line a distancia do curso… abraços e boa sorte a todos

  15. Thais Chaves @twithais disse:

    Olá Marcelo,

    Conhece algum curso semelhante por aqui em São Paulo?

    Grata ;)

  16. André Camarão Telles Ribeiro disse:

    Também tenho interesse, mas fica aqui a questão da distância e muitas vezes o impedimento para quem está envolvido com o dia a dia das redações e outras atividades em fazer cursos com aulas durante a semana.

  17. Leila disse:

    Como a Dayane sou de Cuiabá, e me interesso pelo curso, porém pela WEB!!

  18. Paola disse:

    Tb tenho interesse no curso via Web

  19. Cristiana disse:

    Como a Dayane e a Leila, eu gostaria de fazer o curso, mas sou de SP e tem que ser pela web!!!!

  20. Lucielle disse:

    Tenho interesse pela especialização mas gostaria de saber da possibilidade de ministrar pela internet. Moro em Minas Gerais.

  21. Telma Elisa disse:

    Moro em Juiz de Fora e não tenho como fazer aí, este curso. Se rolar em EAD, me coloque na turma, correndo
    Aguardo notícias
    Obrigada

  22. patricia dantas disse:

    Vou engrossar a fileira. Quero o curso via web.

  23. Carolina Marques disse:

    Moro no interior da Bahia e também tenho muito interesse no curso via EAD. A proposta é muito interessante!!!!

  24. Márcia disse:

    Olá Träsel,
    Eu gostaria de fazer o curso, mas sou de SP, tenho muito interesse no curso via EAD. Estou a procura deste curso há muito tempo, que tal já formatá-lo para o próximo semestre, creio que todos acima já farão parte da turma. rsrs
    gostaria de ser notificada quando houver a versão EAD…

    Att.

  25. Juliana do Nascimento Correia disse:

    Sou do RJ e já estou na fila tb!!!

  26. Guilherme de Oliveira Carvalho disse:

    Moro em Marília – SP e também tenho interesse na pos via EAD…. Havendo essa possibilidade, gostaria de ser avisado, tenho muito interesse na área …. faria parte dessa turma sem dúvidas.
    Grande abraço
    GUILHERME

  27. Natália Pellicciaro disse:

    Muito interesse no curso à distância também….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>