Conserva de pimenta

Ela olhou pra mim, a bandeja de pimenta, vermelhinha, e não resisti. Está no inconsciente coletivo os milênios que nos separaram desta especiaria, as viagens de desbravamento para melhor dispor delas, o realce dos pratos com seu sabor venenoso incomparável. Comprei as frutinhas, custaram centavos a mais de um real e tinham destino certo: os potes de geléia vazios que estavam dando sopa na prateleira.


O óleo extra virgem que tinha comprado foi todo para afogar as meninas em três potes. Ficou bonito. Mas a incerteza de estar fazendo as coisas certas me vez pedir arrego aos amigos. Coloquei as pimentas inteiras. Marcelo Träsel falou que deveria ter picado, para que demorasse menos. E disse para adicionar sal, no que errou, como veremos. Descasquei alho e cebola e adicionei. Fred Leal deu as seguintes dicas:

primeiro lance: curiosamente, extra-virgem não é o melhor azeite pra isso, porque a densidade é maior e o sabor é mais forte. azeite normal fica mais picante, se sua intenção é essa mesmo.

segundo: alho sem casca, e não precisa nem botar muito, uns 2 já tá de bom tamanho. alho é muito forte, ainda mais em conserva (depois de uns meses, o dente não vai ter gosto quase nenhum, você pode até lavar e comer cru, que o sabor já tá todo no azeite)

terceiro: a l√≥gica √© ‘quanto mais tempo, melhor’. voc√™ j√° pode usar a pimenta depois de umas 2 semanas, mas claro, quanto mais tempo ela ficar ali, mais forte. e se voc√™ quiser que a parada fique MUITO forte, faz um talho vertical em cada pimenta, e deixa ela aberta pras sementes soltarem no azeite. a semente √© a parte mais picante da
pimenta…

Bem, eu j√° tinha usado azeite extra virgem. Mas outro e-mail, de um amigo de um conhecido meu, expert em pimenta, mostrou que n√£o tinha sido este o √ļnico erro:

Nunca coloque sal.
Use óleo de girassol ou algodão (de fraco sabor) nunca use Azeite (Oliva).
Depois de 3 ou 4 dias de curtição a pimenta já esta boa e bem forte apta para o uso, é claro que com o passar do tempo ela ficará mais forte.
Sempre complete o óleo para evitar o MOFO das pimentas expostas ao ar, elas tem que ficar sempre cobertas de óleo. Com o tempo (anos) ela ficará fraca, será a hora de trocar as frutas.
Temperos possíveis: alho, louro, mostarda, alecrim, orégano, manjericão, pode usar uma mescla ou um de cada vêz, criando a opção de vários sabores de pimenta.
Tipos de pimentas (frutas): O melhor é usar pimentas que tu já comeu pelo menos uma vez, assim evita surpresas desagradáveis, pois existem algumas raras pimentas que podem ter um sabor que não te agrada, por exmplo tem uma pimenta no norte, que chaman de cheiro (diferente da pimenta de cheiro do sul) que é fraca mas tem um sabor que eu não suporto, eu nunca a uso, ou se uso boto bem pouquinho no mix só para aparência! Pode mesclar as frutas ou usar só um tipo depende de como tu quer fazer, são visuais e sabores diferentes, e todos tem seu valor, no mix vai prevalecer os sabores mais fortes. Quando quiser pimentas mais fracas use poucas fortes e assim por diante.

Espero que, mesmo assim, daqui a alguns dias elas fiquem boas.

28 Coment√°rios

  • By tr√§sel, 20/12/2005 @ 20:09

    mantenho minha dica de p√īr sal – mas pouco sal, claro. quero argumentos convincentes para n√£o colocar.

    meu argumento é que o sal ajuda a conservar.

    mas concordo muito com a quest√£o do azeite.

  • By Rodrigo, 20/12/2005 @ 21:43

    Nos mantenha informado

  • By Carm√ęncita sous la Neige, 20/12/2005 @ 21:54

    Est√° no inconsciente coletivo os mil√™nios que nos separaram desta especiaria…

    Os mil√™nios que nos separaram desta especiaria EST√Ā no inconsciente coletivo… (?)

    Mas por que ‚Äúseparam‚ÄĚ e n√£o ‚Äúunem‚ÄĚ?

    Bem! J√° vi que pimenta no potinho dos outros…

    Um grande beijinho!

    La Carmencita
    Pollerita Colorada, Color de Ají

  • By Daniela, 21/12/2005 @ 14:13

    Fa√ßo as minhas conservas de pimenta sem √≥leo, mas mantenho na geladeira para conservar. O √≥leo acentua a pic√Ęncia.
    A do tipo Comari (verdinha) faço com suco de limão cravo ou rosa, fervido, para tirar o amargor e pouco sal. A pimenta Jalapenho faço com vinagre branco e sal. Tirando as semente dá para comer como pickles.
    Enfim, pimentas são uma mania de família.

  • By Fred, 01/01/2006 @ 18:49

    o lance do óleo x azeite é uma questão de gosto.

    e o lance de ficar mais forte com o tempo só vale ANTES de abrir a pimenteira, segundo me consta. mas, como meu conhecimento vem da sabedoria popular (minha avó e meu tio), posso estar errado.

  • By andrea, 08/04/2006 @ 11:25

    tudo que eu tava precisando saber pra ia l√° agora colher um monte de pimentas que estao la lindas e coloridas. mas eu fico anda na duvida sobre o negocio de esterilizar ou nao o pote, eu nao vou, seja o que deus quiser.

  • By gilson, 13/03/2008 @ 13:21

    quero saber qual a quantidade de sal por litros de agua que devo colocar para conservar minhas pimentas em litros Pet.

    aguardo resposta

  • By rosane, 21/04/2009 @ 20:07

    Gostaria de saber como conservar a pimenta rosa… obrigado

  • By Alexandre, 25/04/2009 @ 19:54

    Como devo fazer pimentas batidas no liquidificador.
    Gosto mais da pimenta como creme

  • By me mande mais receita de conserva de pimentas, 11/11/2009 @ 17:37

    adoro pimenta de cheiro em conservas

  • By me mande mais receita de conserva de pimentas, 11/11/2009 @ 17:40

    de preferencia com piqui(conserva de pequi com pimenta)

  • By Carlinhos SP, 03/12/2009 @ 13:58

    a verdade e uma so, pimenta e gostoso com qualquer comida, ate pura eu adoro. E tudo o que comentarao e logico, vai do gosto de cada um . aprendi a fazer geleia de pimenta… e maravilhosa….e faz bem para a saude….

  • By Silvana Nunes, 31/03/2010 @ 08:47

    Bom dia.
    Gostei, consegui tirar algumas d√ļvidas.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER… deseja uma bom feriado para voc√™.
    Sauda√ß√Ķes Educacionais !

  • By maria emilia mendes, 15/04/2010 @ 18:05

    obrigada gostei muito das dicas sobre a pimenta rosa.
    Ha mais uma coisa: alguem tem meios de se comunicar com Fred Leal, meu marido fala muito de um grande amigo de inf√Ęncia/adolescencia com esse mesmo nome. Meu marido √© de Ara√ßatuba e se chama Fl√°vio de Paula, se alguem souber como entrar em contato com Fred por favor me avise. Obrigada!!!!

  • By Alcides, 23/12/2010 @ 12:03

    Eu uso azeite extra virgem!
    O problema do azeite é: que azeite?
    Na média, o azeite português não serve para pimenta, pode servir pra bacalhau, é muito amargo e, para o meu paladar, o italiano, muito doce, fico com alguns gregos e uns poucos espanhois mais neutros.
    No mais a escolha das frutas e se vai abr√≠-las em parte, ou mant√™-las todas fechadas √© igualmente do gosto de cada um. Mas se ficarem boas, na hora do descarte, √© bom aproveitar pra fazer um molho de pimenta, batendo no liquidificador com tomate se casca e sem sementes e… (eu n√£o uso a√ßucar, uso mel silvestre para o molho).

  • By JO√ÉO BOSCO, 10/01/2011 @ 17:47

    Fa√ßo sempre uma receita pr√≥pria de pementa, que leva pimenta de cheiro, pimenta malagueta, cherio verde, cebola, alho e “a estrela da festa”: O gengibre.
    Quer quiser a receita basta me mandar um e mail.
    jbdebarros@hotmail.com

  • By JO√ÉO BOSCO, 10/01/2011 @ 17:50

    Alguém aí sabe como combater o mofo branco dos pés de pimenta.
    Se alguém souber me manda um email.
    jbdebarros@hotmail.com

  • By orlando silva santos, 13/01/2011 @ 21:09

    Galera vai ai uma receita dos deuses!
    01 xicara de café (média)de pimenta malagueta madura de boa qualidade lavada bem seca e sem os talos.
    corte as pimentas em rodelas(use luvas)coloque em uma frigideira e vá aquecendo em fogo baixo até as pimentas comecarem a ficar dourads,amasse em um pilão,tabua ou quebre com uma colher e coloque junto as pimentas e apagando o fogo em seguida.Quando estiver fria coloque em um vidro esterelizado acresentando azeite extra virgem até cobrir tudo.Deixe descançar por 2 semanas,quando for servir corte coentro fresco e sirvva com galinha caipira, costelas,bifes, churrascos, carne de sol e outras maravilhas da sua escolha.
    Abraços e bom apetite.

  • By orlando silva santos, 13/01/2011 @ 21:14

    Obs: na receita acima vc pode acresentar 2 cravos da india e um pedaço de canela em lasca.
    oshdd@ig.com.br

  • By MILLENA, 11/04/2011 @ 11:23

    BOM DIA, QUERO SABER COMO √Č QUE FAZ CONSERVA DE PIMENTA DE CHEIRO.
    GRATA.

  • By Catia Tassetto, 31/05/2011 @ 12:33

    Gostaria de saber como tiro o amargo da geleia de pimenta, pois acho que abusei da laranja e do lim√£o, tenho como consertar….
    Aguardo
    Abraços

  • By ADRIANA ARAUJO, 21/06/2011 @ 14:18

    OL√Ā, MINHAS PIMENTAS DEDO DE MO√áA QUE EST√ÉO NO ALTO DO VIDRO COME√áARAM A FICAR MOFADAS COM MANCHAS BRANCAS NA PARTE ONDE FICAVAM OS CABINHOS,POSSO APENAS RETIR√Ā-LAS E CONTINUAR COM AS OUTRAS NO VIDRO, OU DEVO JOGAR TODAS FORA ?

  • By rubens, 28/10/2011 @ 17:12

    estou querendo faser uma pimenta com lim√£o rosa
    vou seguir a dica e faser um viodro pequeno.

  • By Walder Dias, 13/11/2011 @ 22:57

    Boa noite! Fiz um molhom de pimenta apenas com pimenta malagueta e oleo de girassol mas, depois de uns dias apurando ficou com um cheiro desagradável, gostaria de saber se é normal esse cheiro ou não. Grato!

  • By teresa, 14/05/2012 @ 17:29

    li os comentários de vocês sobre conserva de pimenta,e gostaria de contribuir com meus comentários e um pouco de conhecimento, a muito consumo pimenta e o mais indicado é conserva-las em azeite, e não acrescentar nenhum outro ingrediente,nem sal, assim não corre o risco da pimenta morfar, e sempre procurar manter as pimentas cobertas de azeite.Bgda!

  • By Silvio, 15/05/2012 @ 05:02

    A melhor forma de preparar uma pimenta é lavá-la, secar muito bem, retirar todos os cabinhos, colocar numa panela com oleo e deixar fervendo e cozinhando . Deixe esfriar por um tempo e coloque no pote seco (preferencialmente de vidro). Gosto da malagueta. Depois de 02 horas, pode-se comer a fruta. Nunca deixe a pimenta descoberta sem oleo pois mofa.

  • By lorne, 20/03/2014 @ 10:47

    Possuo uma conserva de pimenta malagueta de alcool e azeite ela devevter uns seis anos ou mais e nunca mechi nela, as pimentas estão com uma cor estranha e com um sabor estranho do que tinha antes. Sera que mofou? Sera que perdeu a força e devo retirar as frutad e por novas?

  • By Nilson, 03/07/2014 @ 21:15

    Tenho feito conservas com pimenta Comari colocando-as apenas no azeite comum,mais um pouco de sal para conserv√°-las.
    Após a colher, lavo bem as pimentas e deixo-as numa vasilha com vinagre por um dia, depois tiro do vinagre e coloco numa vasilha de vidro e coloco óleo até cobri-las. Deixo na geladeira e depois de uma semana está pronta para o consumo. A medida que o óleo abaixe eu completo.Ouvi dizer para não colocar limão, pois este vem a estragar a conserva com o tempo. Estou agora querendo colocar gengibre, mas não sei se é salutar. Se alguem tiver alguma ideia meu email está disponivel. A propósito consegui germinar a pimenta comari. Coloquei terra num copinho plástico e a pimenta inteira e bem razo. se fizer um buraquinho meio fundo ela não terá forças para sair fora da terra. Perdi uma assim.

Other Links to this Post

Feed RSS para coment√°rios sobre este post. TrackBack URI

Deixe um coment√°rio

WordPress Themes