Alternativa aos fiambres

Sanduíche abertoSou provavelmente dos leitores menos crédulos de artigos científicos a respeito dos males e benefícios causados pela presença de um ou outro alimento na dieta. Ainda assim, anos de leituras têm me convencido de que comer salames, patês, salsichas, copas e presuntos demais é prejudicial. O problema são os nitritos usados na conservação de carnes curadas e frios, que, além de conter muito sódio, são cancerígenos.

Como moro em apartamento, não posso ter um defumador nem um secador de embutidos, para produzir meus próprios fiambres. Uma alternativa é ter sempre alguma carne assada na geladeira, para usar nos sanduíches. Um corte que se presta bastante bem é o filezinho ou picanha de porco. Rende mais do que pernil e é mais barato que o lombo. Basta temperá-lo com sal, pimenta, alho e levar ao forno por 30 a 40 minutos. Sempre asso duas peças juntas, uma delas para servir de almoço ou jantar.

Você pode e deve variar os temperos, até chegar numa combinação que lhe agrade mais. Um bom acréscimo recente nas minhas tentativas é besuntar com Tabasco chipotle.

5 Comentários

  • By Mario, 21/06/2009 @ 18:02

    Sei que vai achar que estou te perseguindo, mas…

    Cerca de 50 a 75% da ingestão de nitratos vêm do consumo de frutas e verduras (outras duas grandes fontes de nitratos são a água e a cerveja!).

    Cerca de 80 a 83% do consumo de nitritos vêm da conversão dos nitratos em nitritos.

    Fonte: European Food Safety Authority.
    http://www.efsa.europa.eu/cs/BlobServer/Scientific_Opinion/contam_ej_689_nitrate_en.pdf?ssbinary=true

  • By Träsel, 21/06/2009 @ 18:17

    Haha. Não se preocupe, Mario, acho ótimo que as pessoas tragam dados e incentivem a discussão nos espaços para comentários.

    Vou dar uma olhada nesse estudo, é interessante, até porque me liberta da culpa de ser viciado em fiambres.

  • By Träsel, 21/06/2009 @ 18:30

    Maravilha:

    “The results of these studies and those of the epidemiological studies considered by the JECFA at its 44th meeting did not provide evidence that nitrite is carcinogenic to humans (FAO/WHO,
    2003a,b).”

    Sabia que o ataque aos fiambres devia ser contrapropaganda vegetariana. Doravante comerei embutidos e carnes curadas sem culpa.

    Ainda assim, sanduíche de carne assada é uma maravilha.

    No mais, você trabalha em alguma função relacionada à alimentação ou saúde, Mario?

  • By espressa-mente!, 24/06/2009 @ 00:50

    tenho contornado isso fazendo 2 pratos: o bastrami de maminha e gravlax de salmão. ambos basicamente sao desidratação atraves do sal e açucar. o de salmão fica bem parecido com o defumado!

  • By weno, 30/06/2009 @ 15:17

    träsel, você já tempera e põe pra assar? não marina um tempo antes?

Other Links to this Post

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

WordPress Themes