Amendoim torrado com mel

Amendoim torrado com melAmendoim torrado é um clássico acompanhante da cerveja. Em geral não gosto da idéia de mexer em time que está ganhando, mas por outro lado gosto muito do amendoim Planter’s. Então esses dias resolvi emulá-lo em casa. É uma alternativa aos petiscos tradicionais, para dar aquele gostinho diferente à cervejada de final de semana. O sabor não ficou o mesmo do original, mas ainda assim a receita funciona bem.

A primeira coisa a fazer é tentar encontrar amendoins previamente descascados. Sério. Eu tentei tirar as casquinhas à mão e, depois de quase uma hora, quando meus dedos estavam já doendo, tinha produzido apenas 200 gramas de castanhas peladas. Se ainda assim você quiser se arriscar, sugiro levar ao menos por uns cinco minutos ao forno, para soltar as cascas.

O resto do processo é simples. Derreta duas colheres de sopa de manteiga e duas colheres de sopa de mel para cada meio quilo de amendoim. Misture os dois ingredientes em uma pasta numa tigela e depois acrescente as castanhas. Mexa e remexa, até que todas elas estejam cobertas. Disponha em uma forma, espalhe sal por cima e torre por cerca de 20 minutos à temperatura de 100ºC. Abra o forno e revolva os amendoins de vez em quando.

O toque final é salpicar tudo com sal, para destacar o gosto do mel. Se quiser, salpique também com açúcar, o que ressalta ainda mais os sabores.

5 Comentários

  • By Guilherme Atencio, 21/03/2009 @ 12:12

    Boa!
    Vou tentar uma hora destas!

  • By Marco, 24/03/2009 @ 08:31

    Amendoim torrado com mel é realmente uma delícia, com ou sem cerveja. Vou experimentar essa receita em algum próximo fim de semana na praia.

  • By weno, 24/03/2009 @ 21:12

    torrei esses dias, direto na frigideira uma versão apimentada.

    curioso mesmo é o amendoim cozido como petisco, lá de recife.

  • By Velvet Poison, 15/04/2009 @ 12:39

    Cheguei aqui via Insanus, que por sua vez, foi via Blog do Noblat. Enfim, eu que me considerava bem informada, daquelas que dificilmente não conhecia unzinho só blog/site de BOA QUALIDADE sobre comida – e tudo a sua volta, fui apresentada a vocês só hoje.

    Bom, passeando, explorando, lendo, cheguei aqui, no post do arroz. E, olha, não dá pra não falar: eu sempre disse e sempre fui meio que ridicularizada por isso – tanto pelos mais metidos a besta quanto pelos totalmente incapazes na cozinha – que duas coisas mostram quem domina, quem entende, de verdade, do riscado (ou quem tem potencial para tanto): saber fazer arroz e fritar ovo.

    Parabéns a todos. Frequentarei (arre que não me acostumo sem o trema) sempre.

  • By Träsel, 15/04/2009 @ 14:53

    Obrigado pelos elogios, Velvet. Esperamos não decepcionar. :-)

Other Links to this Post

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

WordPress Themes