Banha de porco

No √ļltimo ano, tenho usado banha de porco para quase todas as atividades de refogamento, fritura e grelhamento em minha cozinha. S√≥ n√£o uso para pratos em que o sabor de algum vegetal precise ser ressaltado acima dos outros, caso em que prefiro √≥leo vegetal ou azeite. Posso atestar aos caros leitores: banha funciona muito melhor do que manteiga, √≥leo de soja ou — ugh! — margarina. A banha atinge rapidamente uma temperatura boa para fritar e, depois de se dissolver, cria uma pel√≠cula duradoura sobre o metal, que n√£o sai t√£o f√°cil com o raspar da colher. Por esse mesmo motivo, pode-se usar menos banha do que azeite ou manteiga. Outra vantagem √© que d√° menos cheiro do que outras gorduras e ainda d√° um sabor especial de carne ao arroz, por exemplo.

Muitos leitores podem torcer o nariz a essa sugest√£o. Um motivo seria o simples nojo ao pensar na maneira como a banha √© produzida — para quem n√£o sabe, trata-se do √≥leo filtrado obtido ao se cozinhar a gordura do porco, solidificado ao esfriar; a pele que sobra √© o que chamamos de torresmo. Minha resposta a isso √©: procurem saber de onde vem a margarina. Outro motivo √© a sa√ļde. A banha de porco supostamente faz mal. Entope as veias, aumenta o colesterol, aquela lengalenga de sempre. A primeira resposta a isso seria: procure saber mais sobre a margarina, que os m√©dicos nos venderam por d√©cadas como uma alternativa saud√°vel. A segunda resposta √©: a banha em si n√£o faz mal. Se voc√™ usa uma colher de sopa de banha para preparar seu arroz, n√£o √© isso que vai causar um infarto. O que causa infarto √© comer um monte de produtos industrializados lotados de gordura vegetal, sal e a√ß√ļcar, √© o fast-food, s√£o os doces. Arroz com feij√£o e bife, por mais que sejam preparados com banha em vez de √≥leo de soja, dificilmente levam a uma doen√ßa grave. O que faz mal √© n√£o saber equilibrar a alimenta√ß√£o.

77 Coment√°rios

  • By Hermano, 13/04/2007 @ 11:38

    Me enternece que tu tenha sa√≠do da col√īnia mas a col√īnia n√£o tenha sa√≠do de ti, alem√£o, mas te liga: isso vai te deixar esclerosado AMANH√É.

    Meu v√ī fazia isso. Morreu tarde porque trabalhava na ro√ßa. Tu, intelectual, comendo banha de porco is suicidal.

  • By Hermano, 13/04/2007 @ 11:40

    Terminei de ler a argumentação. Se é banha de porco x margarina até passa, mas o certo é não comer nenhum dos dois. A bem da verdade, óleo de canola e olhe lá.

  • By Bruno, 13/04/2007 @ 11:51

    “isso vai te deixar esclerosado AMANH√É.”

    o que deixa esclerosado √© S√ď comer gordura, como √© costume com os nossos descendentes de alem√£es. √© idiota jogar a culpa do infartos na banha de porco
    numa dieta em que metade dos pratos são fritos em quantidades aterradoras de gordura, não há quase nenhum consumo de coisas verdes e moderação é sinal de fraqueza.

  • By Hermano, 13/04/2007 @ 12:20

    Tá meio argumentação de fumante isso aí.

  • By dante, 13/04/2007 @ 12:41

    qualquer coisa feita com qualquer coisa proveniente de um porco = bom.

    o resto é salada. çslaksdg

  • By Francisco Mahfuz, 13/04/2007 @ 13:57

    Tefal e’ a saida. Comprei uma frigideira dessas nao-aderentes e virtualmente nada precisa de manteiga ou oleo pra cozinhar. Uso so’ pelo sabor, de quando em quando. Precisando vou de azeite de oliva que ao menos combate o colesterol (como o de canola, me parece).

  • By Carmencita La Guapa, 13/04/2007 @ 14:10

    Grande capacidade de síntese, Schatzi: nojo.

    Só adicionaria mais um palavra: pfui!

  • By Arnaldo, 13/04/2007 @ 14:47

    Olha s√≥ Ruschel, pode ser at√© que d√° menos cheiro, mas o cheiro que d√° √© de revirar o est√īmago: lembra √† dist√Ęncia aquele fedor de mijo que vem dos chiqueiros.

    Banha de porco na minha cozinha nem pensar, de jeito nenhum. Quanto √† sa√ļde, at√© concordo, visto que os porcos s√£o uns bichinhos bem engra√ßadinhos, n√© Tr√§sel?

    N√£o sei como tu consegue comer essa porcaria, Ruschel.

    Eita porqueira de alem√£o.

  • By Roger, 13/04/2007 @ 15:13

    Träsel: assino embaixo o post sem botar nem tirar uma vírgula sequer.
    Quando feita em casa, bom mesmo é pegar um pouquinho antes de esfriar e comer com pão! hmm diliça!
    O famoso “p√£o com banha”.

    Fiz ontem mesmo uma coleta de sangue, exames anuais sabe… No √ļltimo, parecia um guri de 15 anos.

    E tem mais, esse pessoal que comentou ai é muito afrescalhado, né não?

  • By Hermano, 13/04/2007 @ 15:39

    Frescurada, coisa de machocé comer/beber/fumar/infartar

  • By Hermano, 13/04/2007 @ 15:39

    Frescurada, coisa de macho é comer/beber/fumar/infartar

  • By alice otto, 13/04/2007 @ 18:47

    Macho que é macho come cru e com a mão. quem inventou esse tal de fogo era certamente veado.

  • By emi, 13/04/2007 @ 21:41

    óleo de oliva é muito melhor que banha. contudo, é mais caro. por outro lado, *nada* é melhor que manteiga. nem banha de porco, ou mesmo gordura de rim. concordo que o problema são os exageros, mas dizer que a gordura de porco é menos prejudicial que a margarina talvez seja um exagero.

    e vamo para com essa hist√≥ria de entopir VEIA, porque aterosclerose √© um processo ARTERIAL. s√©rio, V√ÉMPAR√Ā.

    doces n√£o est√£o relacionados com indice de acidentes cardiovasculares quando em niveis moderados, apenas quando relacionados com obesidade (ou seja, doce demais) ou diabetes (frequentemente doce demais, e no outro lado, suicidio).

    ah, vou parar de falar. cada um come o que quiser e não enche o saco de ninguém.

    s√≥ V√ÉMPAR√Ā quessist√≥ria de ENTUP√ć V√äIA, merm√£o.

  • By daniel feix, 13/04/2007 @ 21:57

    aqui a col√īnia tamb√©m deixou seu legado: cuca com lingui√ßa, apfelstrudel, kassler com repolho, mate amargo e costela gorda assada em fogo brando.

    mas banha de porco, trasel, acho que não. sou do azeite de oliva ou da manteiga (aviação!), dependendo do caso. e só.

  • By Pedro, 13/04/2007 @ 23:05

    “Detesto poesia e amo banha de porco”. Te mata, cara.

  • By C√°ssio, 14/04/2007 @ 00:15

    Träsel, você certamente é médium. Esse texto não foi você que escreveu, foi a falecida Dona Reinalda, alemoa de 140 quilos, vizinha da minha vó, que me fazia uns waffer diliça quando eu era pequeno. Via a alemoa tirar banha de porco de uma lata com a colher e de vez em quando vinha um pedaço de toicinho junto. O waffer era um espetáculo. Infelizmente, um infarto carregou com D. Reinalda desse mundo (junto com metade de sua família) e me deixou órfão de waffer e banha de porco.

  • By tr√§sel, 14/04/2007 @ 01:23

    emi, doces colaboram, sim, para aterosclerose, porque em geral têm muita gordura e porque acabam resultando em aumento de peso.

    o que é pior: comer algo refogado com uma colher de sopa de banha, ou uma bomba de chocolate?

  • By Igor, 14/04/2007 @ 09:14

    NADA do que foi citado √© pior que margarina. √öltima op√ß√£o…

  • By Bruno Galera, 14/04/2007 @ 12:24

    Só não fritem com azeite de oliva extra virgem. Por favor.

  • By Mojo, 14/04/2007 @ 23:43

    L A R D

  • By rAMOS, 15/04/2007 @ 15:33

    Banha de porco √© bom mesmo, acho que amanh√£ vou passar no mercado p√ļblico e comprar 3 kilos de toicinho para fazer banha…!!!

    As vezes uso azeite de Olive, mas geralmente uso óleo de soja mesmo.

  • By daniel feix, 16/04/2007 @ 01:53

    na verdade, se o assunto é FRITAR, é bobagem usar azeite de oliva.

  • By Bruno Galera, 16/04/2007 @ 11:23

    Daniel, existem azeites de oliva feitos especialmente para fritar. Todos que n√£o s√£o extra virgens.

  • By daniel f., 16/04/2007 @ 13:44

    mas eles são mais caros do que o óleo de soja ou a manteiga, por exemplo, e o efeito é parecido: quando aquecido a temperaturas muito altas, o azeite de oliva perde muitas de suas propriedades.

    ou n√£o?

  • By Marco, 16/04/2007 @ 14:25

    Mas tem um por√©m: Banha de porco √© hidrossol√ļvel…
    OU seja, acumula muito menos nas paredes arteriais q, p.e., gordura daquela picanha grelhada…
    Se bem q o esquema √© manteiga… clarificada, de prefer√™ncia…

  • By ana, 16/04/2007 @ 21:38

    eu odeio porco e todas suas varia√ß√Ķes culin√°rias, inclusive s√≥ como salsich√£o de frango ;)

  • By emi, 19/04/2007 @ 18:22

    como assim, “acumula menos nas paredes arteriais”? tu acha que tuas coron√°rias s√£o o que, canos de esgoto?

    presunto, a relação de doces com gordura é verdadeira, tens razão. um doce gorduroso acaba sendo mais pesado que qualquer outra coisa, porque a energia do carboidrato vai ser consumida rapidamente, diminuindo a necessidade de metabolizar as gorduras. um ou outro, I say. ou ambos em moderação.

    qual é o pior? esse tipo de pergunta é ruim de responder, porque ambos são muito ruins. uma colher de sopa de banha de porco é bastante ruim, sim. tem muita caloria, gordura saturada pura, não posso apoiar o uso indiscriminado de nada disso. eu não uso uma colher de sopa de manteiga pra fritar arroz pra quatro pessoas, e a gordura de porco é pior, acho que não é necessário tanto.

    deve-se moderar.

    ah, e acho que o problema de fritar com extra-virgem é o preço, e não a qualidade da fritura. ele tolera uma temperatura semelhante, se não identica, ao não extra virgem. acho azeite de oliva excelente para refogar rapidamente ou saltear, mas para fritar, dai já não sei se vale a pena.

    nada disso é simples.

    algum nutricionista aparece ai pra dar uma m√£o

  • By rogerio, 20/04/2007 @ 18:38

    alguém já viu uma canola? óleo de canola = canada oil. nada muito diferente que um de girassol, algodão ou oliva com a excessão que se paga direitos autorais para o canadá.

  • By Gilson, 22/04/2007 @ 11:23

    A banha será reabilitada assim como aconteceu com o ovo, manteiga e o chocolate. Mas aí já será tarde..Anos de vida terão sido desperdiçados usando estas bostinhas cheia de trans : margarinas, canolas , azeitinhos de 3a exportados para o bananão. Pão com banha e açucar : formei meu duvidoso caráter comendo isto . Faço assim, retiro toda a gordura que puder dos carnes que preparo (incluindo espinhaço) e uso moderadamente banha. Traesel: não esmoreça.

  • By Gilson, 22/04/2007 @ 11:24

    A banha será reabilitada assim como aconteceu com o ovo, manteiga e o chocolate. Mas aí já será tarde..Anos de vida terão sido desperdiçados usando estas bostinhas cheia de trans : margarinas, canolas , azeitinhos de 3a exportados para o bananão. Pão com banha e açucar : formei meu duvidoso caráter comendo isto . Faço assim, retiro toda a gordura que puder dos carnes que preparo (incluindo espinhaço) e uso moderadamente banha. Traesel: não esmoreça.

  • By marcii, 23/04/2007 @ 04:35

    O coitado do porco é injustiçado não faz tão mal como falam!!
    Sou super a favor da banha.
    Abs!
    Marcio

  • By Cesar Dias, 07/05/2007 @ 21:14

    Realmente justificar comer a banha de porco porque a margarina √© t√£o ruim quanto ou pior √© desculpa de fumante. O ideal seria n√£o comer nenhum nem outro e maneirar nas junk foods. Quanto ao melhor √≥leo para fritar, em todos os requisitos de sa√ļde, o velho e bom √≥leo de soja √© o melhor. Mas sabe como √©: n√£o d√° muito status falar que usa o mesmo tipo de √≥leo que qua faxineira. Da√≠ parte-se para canola, girassol, etc… E sim, o azeite perde muito de suas propriedades ao ser esquentado.
    Mas uma dica pra você Trasel: vai de leve na banha! uma colher pro arroz é foda!!! O processo de aterosclerose é lento e lá pros cinquenta e pouco tu vais desejar que tivesse comido menos banha.

  • By Wagner Morais, 21/01/2008 @ 11:57

    Gostei das dicas e da realidade da col√īnia. J√° morei a√≠ no Sul e sei o que √© “bom”. E daqui de Minas, a mesma culpa: porco faz parte da nossa psiqu√™, assim como a esclerose, os infartos, as tias gordas……. Oh, Manteiga! Eu lhe renego!

  • By RENATO G FRANCISCO, 15/09/2008 @ 13:43

    Cara li a mat√©ria e n√£o pude deixar de comentar, o cara que falou que banha de porco faz mal √© o mesmo que estava procurando a quem ele iria vender o seu “oleo de soja” h√° um pre√ßo absurdo, e se ele n√£o faz isso, a quem ele iria vender seu produto? Ontem quando entrei no super-mercado para comprar algumas frutas eu passei pela prateleira de oleos e vi que na proxima compra eu ira levar para casa a gordura do porco pois os oleos est√£o caros e a banha rende mais e da mais sabor. Or√°, se a banha fizesse mal, n√£o existiria a hist√≥ria antiga, a medieval e a contemporanea. ou seja, os seres humanos deixariam de existir logo nos prim√≥rdios (logo ap√≥s a descoberta do fogo) e Matuzal√©m n√£o teria vivido mais de mil anos. Tenho visto pessoas da minha familia que sa√≠ram do interior e vieram pra cidade e come√ßaram a adoecer (meu av√ī teve morte subita) minha av√≥ esta em estado vegetativo (ambos paternos) minha av√≥ materna morreu de avc. Isso tudo por causa dos alimentos industrializados (como o oleo de soja, sazons, knors e etc).
    Em contra-partida podemos ver a longevidade das pessoas que continuam no interior e ainda usam a banha de porco em sua alimentação. Sem mais, um abraço a todos. ******************************************
    naveguem pelo site http://www.insidevox.com e veja que vo√ß√™ poder√° economizar 80% em liga√ß√Ķes telefonicas – fa√ßa logo o seu cadastro usando o meu ID (80559)

  • By RENATO G FRANCISCO, 15/09/2008 @ 13:43

    Cara li a mat√©ria e n√£o pude deixar de comentar, o cara que falou que banha de porco faz mal √© o mesmo que estava procurando a quem ele iria vender o seu “oleo de soja” h√° um pre√ßo absurdo, e se ele n√£o faz isso, a quem ele iria vender seu produto? Ontem quando entrei no super-mercado para comprar algumas frutas eu passei pela prateleira de oleos e vi que na proxima compra eu ira levar para casa a gordura do porco pois os oleos est√£o caros e a banha rende mais e da mais sabor. Or√°, se a banha fizesse mal, n√£o existiria a hist√≥ria antiga, a medieval e a contemporanea. ou seja, os seres humanos deixariam de existir logo nos prim√≥rdios (logo ap√≥s a descoberta do fogo) e Matuzal√©m n√£o teria vivido mais de mil anos. Tenho visto pessoas da minha familia que sa√≠ram do interior e vieram pra cidade e come√ßaram a adoecer (meu av√ī teve morte subita) minha av√≥ esta em estado vegetativo (ambos paternos) minha av√≥ materna morreu de avc. Isso tudo por causa dos alimentos industrializados (como o oleo de soja, sazons, knors e etc).
    Em contra-partida podemos ver a longevidade das pessoas que continuam no interior e ainda usam a banha de porco em sua alimentação. Sem mais, um abraço a todos. ******************************************
    naveguem pelo site http://www.insidevox.com e veja que vo√ß√™ poder√° economizar 80% em liga√ß√Ķes telefonicas – fa√ßa logo o seu cadastro usando o meu ID (80559)

  • By RENATO G FRANCISCO, 15/09/2008 @ 13:43

    Cara li a mat√©ria e n√£o pude deixar de comentar, o cara que falou que banha de porco faz mal √© o mesmo que estava procurando a quem ele iria vender o seu “oleo de soja” h√° um pre√ßo absurdo, e se ele n√£o faz isso, a quem ele iria vender seu produto? Ontem quando entrei no super-mercado para comprar algumas frutas eu passei pela prateleira de oleos e vi que na proxima compra eu ira levar para casa a gordura do porco pois os oleos est√£o caros e a banha rende mais e da mais sabor. Or√°, se a banha fizesse mal, n√£o existiria a hist√≥ria antiga, a medieval e a contemporanea. ou seja, os seres humanos deixariam de existir logo nos prim√≥rdios (logo ap√≥s a descoberta do fogo) e Matuzal√©m n√£o teria vivido mais de mil anos. Tenho visto pessoas da minha familia que sa√≠ram do interior e vieram pra cidade e come√ßaram a adoecer (meu av√ī teve morte subita) minha av√≥ esta em estado vegetativo (ambos paternos) minha av√≥ materna morreu de avc. Isso tudo por causa dos alimentos industrializados (como o oleo de soja, sazons, knors e etc).
    Em contra-partida podemos ver a longevidade das pessoas que continuam no interior e ainda usam a banha de porco em sua alimentação. Sem mais, um abraço a todos. ******************************************
    naveguem pelo site http://www.insidevox.com e veja que vo√ß√™ poder√° economizar 80% em liga√ß√Ķes telefonicas – fa√ßa logo o seu cadastro usando o meu ID (80559)

  • By RENATO G FRANCISCO, 15/09/2008 @ 13:59

    Cara li a mat√©ria e n√£o pude deixar de comentar, o cara que falou que banha de porco faz mal √© o mesmo que estava procurando a quem ele iria vender o seu “oleo de soja” h√° um pre√ßo absurdo, e se ele n√£o faz isso, a quem ele iria vender seu produto? Ontem quando entrei no super-mercado para comprar algumas frutas eu passei pela prateleira de oleos e vi que na proxima compra eu ira levar para casa a gordura do porco pois os oleos est√£o caros e a banha rende mais e da mais sabor. Or√°, se a banha fizesse mal, n√£o existiria a hist√≥ria antiga, a medieval e a contemporanea. ou seja, os seres humanos deixariam de existir logo nos prim√≥rdios (logo ap√≥s a descoberta do fogo) e Matuzal√©m n√£o teria vivido mais de mil anos. Tenho visto pessoas da minha familia que sa√≠ram do interior e vieram pra cidade e come√ßaram a adoecer (meu av√ī teve morte subita) minha av√≥ esta em estado vegetativo (ambos paternos) minha av√≥ materna morreu de avc. Isso tudo por causa dos alimentos industrializados (como o oleo de soja, sazons, knors e etc).
    Em contra-partida podemos ver a longevidade das pessoas que continuam no interior e ainda usam a banha de porco em sua alimentação. Sem mais, um abraço a todos. ******************************************
    naveguem pelo site http://www.insidevox.com e veja que vo√ß√™ poder√° economizar 80% em liga√ß√Ķes telefonicas – fa√ßa logo o seu cadastro usando o meu ID (80559)

  • By RENATO G FRANCISCO, 15/09/2008 @ 13:59

    Cara li a mat√©ria e n√£o pude deixar de comentar, o cara que falou que banha de porco faz mal √© o mesmo que estava procurando a quem ele iria vender o seu “oleo de soja” h√° um pre√ßo absurdo, e se ele n√£o faz isso, a quem ele iria vender seu produto? Ontem quando entrei no super-mercado para comprar algumas frutas eu passei pela prateleira de oleos e vi que na proxima compra eu ira levar para casa a gordura do porco pois os oleos est√£o caros e a banha rende mais e da mais sabor. Or√°, se a banha fizesse mal, n√£o existiria a hist√≥ria antiga, a medieval e a contemporanea. ou seja, os seres humanos deixariam de existir logo nos prim√≥rdios (logo ap√≥s a descoberta do fogo) e Matuzal√©m n√£o teria vivido mais de mil anos. Tenho visto pessoas da minha familia que sa√≠ram do interior e vieram pra cidade e come√ßaram a adoecer (meu av√ī teve morte subita) minha av√≥ esta em estado vegetativo (ambos paternos) minha av√≥ materna morreu de avc. Isso tudo por causa dos alimentos industrializados (como o oleo de soja, sazons, knors e etc).
    Em contra-partida podemos ver a longevidade das pessoas que continuam no interior e ainda usam a banha de porco em sua alimentação. Sem mais, um abraço a todos. ******************************************
    naveguem pelo site http://www.insidevox.com e veja que vo√ß√™ poder√° economizar 80% em liga√ß√Ķes telefonicas – fa√ßa logo o seu cadastro usando o meu ID (80559)

  • By RENATO G FRANCISCO, 15/09/2008 @ 13:59

    Cara li a mat√©ria e n√£o pude deixar de comentar, o cara que falou que banha de porco faz mal √© o mesmo que estava procurando a quem ele iria vender o seu “oleo de soja” h√° um pre√ßo absurdo, e se ele n√£o faz isso, a quem ele iria vender seu produto? Ontem quando entrei no super-mercado para comprar algumas frutas eu passei pela prateleira de oleos e vi que na proxima compra eu ira levar para casa a gordura do porco pois os oleos est√£o caros e a banha rende mais e da mais sabor. Or√°, se a banha fizesse mal, n√£o existiria a hist√≥ria antiga, a medieval e a contemporanea. ou seja, os seres humanos deixariam de existir logo nos prim√≥rdios (logo ap√≥s a descoberta do fogo) e Matuzal√©m n√£o teria vivido mais de mil anos. Tenho visto pessoas da minha familia que sa√≠ram do interior e vieram pra cidade e come√ßaram a adoecer (meu av√ī teve morte subita) minha av√≥ esta em estado vegetativo (ambos paternos) minha av√≥ materna morreu de avc. Isso tudo por causa dos alimentos industrializados (como o oleo de soja, sazons, knors e etc).
    Em contra-partida podemos ver a longevidade das pessoas que continuam no interior e ainda usam a banha de porco em sua alimentação. Sem mais, um abraço a todos. ******************************************
    naveguem pelo site http://www.insidevox.com e veja que vo√ß√™ poder√° economizar 80% em liga√ß√Ķes telefonicas – fa√ßa logo o seu cadastro usando o meu ID (80559)

  • By RENATO G FRANCISCO, 15/09/2008 @ 13:59

    Cara li a mat√©ria e n√£o pude deixar de comentar, o cara que falou que banha de porco faz mal √© o mesmo que estava procurando a quem ele iria vender o seu “oleo de soja” h√° um pre√ßo absurdo, e se ele n√£o faz isso, a quem ele iria vender seu produto? Ontem quando entrei no super-mercado para comprar algumas frutas eu passei pela prateleira de oleos e vi que na proxima compra eu ira levar para casa a gordura do porco pois os oleos est√£o caros e a banha rende mais e da mais sabor. Or√°, se a banha fizesse mal, n√£o existiria a hist√≥ria antiga, a medieval e a contemporanea. ou seja, os seres humanos deixariam de existir logo nos prim√≥rdios (logo ap√≥s a descoberta do fogo) e Matuzal√©m n√£o teria vivido mais de mil anos. Tenho visto pessoas da minha familia que sa√≠ram do interior e vieram pra cidade e come√ßaram a adoecer (meu av√ī teve morte subita) minha av√≥ esta em estado vegetativo (ambos paternos) minha av√≥ materna morreu de avc. Isso tudo por causa dos alimentos industrializados (como o oleo de soja, sazons, knors e etc).
    Em contra-partida podemos ver a longevidade das pessoas que continuam no interior e ainda usam a banha de porco em sua alimentação. Sem mais, um abraço a todos. ******************************************
    naveguem pelo site http://www.insidevox.com e veja que vo√ß√™ poder√° economizar 80% em liga√ß√Ķes telefonicas – fa√ßa logo o seu cadastro usando o meu ID (80559)

  • By RENATO G FRANCISCO, 15/09/2008 @ 13:59

    Cara li a mat√©ria e n√£o pude deixar de comentar, o cara que falou que banha de porco faz mal √© o mesmo que estava procurando a quem ele iria vender o seu “oleo de soja” h√° um pre√ßo absurdo, e se ele n√£o faz isso, a quem ele iria vender seu produto? Ontem quando entrei no super-mercado para comprar algumas frutas eu passei pela prateleira de oleos e vi que na proxima compra eu ira levar para casa a gordura do porco pois os oleos est√£o caros e a banha rende mais e da mais sabor. Or√°, se a banha fizesse mal, n√£o existiria a hist√≥ria antiga, a medieval e a contemporanea. ou seja, os seres humanos deixariam de existir logo nos prim√≥rdios (logo ap√≥s a descoberta do fogo) e Matuzal√©m n√£o teria vivido mais de mil anos. Tenho visto pessoas da minha familia que sa√≠ram do interior e vieram pra cidade e come√ßaram a adoecer (meu av√ī teve morte subita) minha av√≥ esta em estado vegetativo (ambos paternos) minha av√≥ materna morreu de avc. Isso tudo por causa dos alimentos industrializados (como o oleo de soja, sazons, knors e etc).
    Em contra-partida podemos ver a longevidade das pessoas que continuam no interior e ainda usam a banha de porco em sua alimentação. Sem mais, um abraço a todos. ******************************************
    naveguem pelo site http://www.insidevox.com e veja que vo√ß√™ poder√° economizar 80% em liga√ß√Ķes telefonicas – fa√ßa logo o seu cadastro usando o meu ID (80559)

  • By RENATO G FRANCISCO, 15/09/2008 @ 14:00

    Cara li a mat√©ria e n√£o pude deixar de comentar, o cara que falou que banha de porco faz mal √© o mesmo que estava procurando a quem ele iria vender o seu “oleo de soja” h√° um pre√ßo absurdo, e se ele n√£o faz isso, a quem ele iria vender seu produto? Ontem quando entrei no super-mercado para comprar algumas frutas eu passei pela prateleira de oleos e vi que na proxima compra eu ira levar para casa a gordura do porco pois os oleos est√£o caros e a banha rende mais e da mais sabor. Or√°, se a banha fizesse mal, n√£o existiria a hist√≥ria antiga, a medieval e a contemporanea. ou seja, os seres humanos deixariam de existir logo nos prim√≥rdios (logo ap√≥s a descoberta do fogo) e Matuzal√©m n√£o teria vivido mais de mil anos. Tenho visto pessoas da minha familia que sa√≠ram do interior e vieram pra cidade e come√ßaram a adoecer (meu av√ī teve morte subita) minha av√≥ esta em estado vegetativo (ambos paternos) minha av√≥ materna morreu de avc. Isso tudo por causa dos alimentos industrializados (como o oleo de soja, sazons, knors e etc).
    Em contra-partida podemos ver a longevidade das pessoas que continuam no interior e ainda usam a banha de porco em sua alimentação. Sem mais, um abraço a todos. ******************************************
    naveguem pelo site http://www.insidevox.com e veja que vo√ß√™ poder√° economizar 80% em liga√ß√Ķes telefonicas – fa√ßa logo o seu cadastro usando o meu ID (80559)

  • By miguel, 06/01/2009 @ 17:16

    eu també uso banha de porco. a minha avó faz em casa. e , como estudante de quimica, apenas vos digo uma coisa: afastem-se da margarina e ataquem uma boa manteiga e banha de porco. e é verdade que não há exata,mente gordura animal em excesso.. as pessoas comem e demasiadas pocarias e enchem-se de pao e admiram-se porque é que já tiveram tres enfartes. abraço-..

  • By Lemos, 15/03/2011 @ 22:14

    Eu como 4 ovos mexidos por dia em manteiga

    cozinho em banha de porco ou banha de coco.

  • By Carlos, 11/04/2012 @ 14:08

    Canola: a planta que DEUS n√£o criou. A canola √© tirada de uma planta chamada “Colza”, onde era tirada a mostarda.n√£o vou prolongar mas, at√© gas para matar na segunda querra era tirada dessa planta”Colza”. Pensem bem.

  • By sandra mendes, 11/06/2012 @ 17:39

    amo banha de porco cozinho com ela, meus av√≥s e pais tamb√©m,minha ex sogra s√≥ cozinha com ela tem quase 80anos tem uma sa√ļde de ferro,olha isso vai do costume, mais a comida fica simplesmente deliciosa com banha de porco bjs.

  • By sandra mendes, 11/06/2012 @ 17:53

    tudo que esse mo√ßo disse t√° certo, mais do que certo,concordo com ele antigamente n√£o existia √≥leos e as pessoa cozinhavam com banha,e elas viviam muito eu sou prova disso meu av√ī materno morreu com quase cem anos meus av√≥s paternos tamb√©m todos usavam banha de porco o que est√° matando o povo s√£o os alimentos de hoje.

  • By sandra mendes, 11/06/2012 @ 17:54

    esse blog é fantástico.bjs.

  • By Neuza, 07/11/2012 @ 22:16

    Tem + ou- 5 anos que estou fazendo dieta para baixar colesterol, uso os melhores óléo que tem no mercado, e de nada valem, porém agora decidi usar banha de porco pq tenho certeza de que vai ser bem melhor.meus colegas tem razão.

  • By Joao, 10/02/2013 @ 19:38

    Procurem saber na internet como se faz o √≥leo de soja e a margarina. Certamente as opini√Ķes dos que defendem seu uso ir√£o mudar.

  • By eduarda luiza, 04/05/2013 @ 20:28

    QUAL DOEN√áAS A MANTEGA DE PORCO CAUSA?????AJUDA AIIII POVAO Q SABE…

  • By danielly, 06/09/2013 @ 17:02

    Oleo de canola deixa a cozinha com cheiro de peixe. E banha de porco frita tudo melhor usando muito menos em quantidade.

  • By REGINA, 08/09/2013 @ 14:05

    Pessoal acordem pra realidade..,
    A BANHA DE PORCO √Č SAUDAVEL..,
    Diga nao a margarina,oleo de soja e oleo de canola!
    procure no GOOGLE (PALESTRA DO DR LAIR RIBEIRO)
    (CONCETUADO CARDIOLOGISTA E NUTROLOGO)
    E voceis entederam muitas coisas sobre que o governo deixa passar batido nos supermercados,MANTEIGA,REFRIGERANTE,OLEO DE SOJA,CANOLA E ATé o LEITE,vejam a palestra deste DR
    LAIR RIBEIRO e tirem suas propias conclusoes,depois
    RELATE aqui neste link.
    Faça valer sua saude nao tenham nojo da banha,pois
    o que faz bem é o que deve ser consumido por nós!

  • By salvador, 19/09/2013 @ 08:10

    Qdo se consumia só banha não havia tantos casos de cancer.

  • By F√£-de-banha, 08/11/2013 @ 11:48

    Ta cert√≠ssimo, banha de porco √© a melhor coisa que existe, s√≥ uso ela. √Č linda aquela gordura branquinha, como neve. Dif√≠cil √© n√£o devorar os torremos.

  • By Fernanda, 16/01/2014 @ 00:26

    O doutor Lair Ribeiro, medico, professor e um dos nutr√≥logos mais conceituados do mundo afirma, em um de seus muitos videos no youtube que, o melhor √≥leo para frituras √© o de c√īco. Em segundo, a BANHA DE PORCO.
    O pior lugar ficou com o óleo de canola.
    Mudei muitos h√°bitos alimentares ouvindo suas palestras.

  • By jair luiz, 20/01/2014 @ 14:18

    Procurem ver sobre oleo vejetal no google dr. Lair ribeiro

  • By Mario, 21/01/2014 @ 00:02

    Bando d viados e lesbicas. Nao sabem nada e ficam fld merda. Tem mil estudos comparando banha de porco e olleo vegetal. E a primeira foi mais benefica para os voluntarios em todos os quesitos. Colesterol, sangue, tudo. Gordura vegetal foi invencao da industria pra enganar otarios. Agora se quiser usar canola ou oliva ai eu ate apóio.

  • By Adilson, 28/01/2014 @ 16:47

    Deem uma olhada quem defende o oleo de canola !
    Eu uso banha e n√£o abro m√£o para oleos e gorduras vegetais!

    Porem cada um pode escolher a sua realidade ! Eu saí da MATRIX a algum tempo ! E os oleos X banhas são apenas a ponta do Iceberg !
    Abraços !!!

  • By ALEXANDRE TAVARES, 19/02/2014 @ 00:09

    Meus amigos s√≥ assistam os v√≠deos do Dr. Lair Ribeiro e voc√™s saber√£o quase tudo sobre nutri√ß√£o m√©dica. L√° em cima o colega fala que usa √≥leo de canola e ele n√£o sabe que canola n√£o √© planta. √Č sim uma sigla que significa (canadien oil low √°cid)√≤leo de baixa acidez canadense, feito de uma planta chamada “cousa” que √© venenosa e a mesma √© modificada geneticamente para ficar menos t√≥xica e ser produzido o √≥leo desta planta. Assistam os v√≠deos. Eu tamb√©m estou utilizando banha de porco. Aqui perto de casa tem o antigo porc√£o que hoje √© o Rio Beleza e ganhou aquele nome “CB desconto” ou “casa da banha” ser√° que foi a toa?

  • By ALEXANDRE TAVARES, 19/02/2014 @ 00:19

    e por falar em banha assistam a este vídeo e o comentem http://youtu.be/b4T48_RJVLc

  • By Daniel, 20/04/2014 @ 12:52

    boa dica, vc sim sabe o que fala, pois é a pura verdade!

  • By joao paulo, 22/05/2014 @ 13:58

    To contigo meu caro. O mais comico são as pessoas dizendo pra utilizar óleo de canola ou de soja ao invés da banha kkkkk! Tem meu apoio.

  • By Sandra dos Reis, 30/05/2014 @ 14:56

    Depois de tantas informa√ß√Ķes pode-se concluir que os √≥leos refinados que a ind√ļstria empurrou para a popula√ß√£o durante d√©cadas, est√£o condenados. A banha de porco √© saturada mas n√£o tem os aditivos nocivos dos √≥leos refinados. Estou mudando para √≥leo de coco virgem porque na luta pela sobreviv√™ncia √© melhor promover sa√ļde.

  • By Roberto Corr√™a de Andrade, 30/05/2014 @ 21:43

    J√° que citaram o Dr. Lair Ribeiro e “ponta de iceberg”:
    https://www.youtube.com/watch?v=mRY84SomjVk

  • By alexandre, 02/06/2014 @ 22:34

    vejam as palestras do Dr Lair Ribeiro, m√©dico e nutr√≥logo e logo voc√™s saber√£o ke n√£o exite √≥leo de CANOLA e ke o √≥leo de coco e a banha de porco s√£o as melhores op√ß√Ķes para uma cozinha mais saud√°vel.

  • By marisabel, 10/06/2014 @ 16:22

    Para tirar as duvidas vejam esta entrevista com uns dos maiores médicos no assunto:
    https://www.youtube.com/watch?v=qMo1kctk4Ak
    tirem suas d√ļvidas…

  • By marisabel, 10/06/2014 @ 16:24

    Eu estudei muito sobre este assunto e já faz um bom tempo que só uso banha de porco

  • By marisabel, 10/06/2014 @ 16:24

    Gostei deste site Parabéns meu caro.

  • By cl√°udia, 22/07/2014 @ 18:18

    Pessoal, depois de in√ļmeras reportagens , cheguei a conclus√£o que o melhor mesmo √© o √≥leo de coco,
    mas uma segunda opção seria a banha de porco, claro tudo dentro de um limite.

  • By Gabriel, 22/07/2014 @ 22:53

    Bando de frescurento!
    Nossos antepassados cozinhavam com banha e… Adivinhem? Muitos viveram at√© os 100 anos e sempre comendo muito bem.

    H√° diversos estudos que provam que nosso amado √≥leo vegetal libera toxinas quando a temperatura √© elevada de forma r√°pida e atinge o “smoke point”, principamente quando se utiliza um wok.

    A banha de porco, como conhecemos no Brasil. O lardo, da It√°lia. Schweineschmalz, na Alemanha – sempre foi amplamente utilizada e apreciada.

    Parem com esse preconceito idiota e aprendam a cozinhar.

  • By LUIZ, 02/08/2014 @ 13:30

    CANOLA √Č VENENO

  • By Dem√©trius, 15/08/2014 @ 04:58

    √ďtimo artigo. O povo √© muito desinformado a respeito de nutricionismo moderno. Muitos mitos antigos de que gordura animal √© prejudicial a sa√ļde mant√©m aquecido o consumo de gorduras vegetais, que na verdade, s√£o as gorduras nocivas a sa√ļde, aliada a outros h√°bitos.

    Quem ta falando asneira aí, e até falando de nojo, não sabe o quão saborosa a comida preparada com banha de porco fica.

  • By Shirlei, 17/08/2014 @ 00:39

    Como omelete feito na manteiga ou √≥leo de coco, e √†s vezes com bacon. Banha pra alguns alimentos. Estou reduzindo drasticamente o gl√ļtem, o a√ß√ļcar e o sal refinado (uso o sal rosa do himalaia, tudo de bom). Meus exames de sangue est√£o √≥timos e as disrritmias card√≠acas que sentia sumiram. O melhor, estou perdendo peso a cada dia e s√≥ fa√ßo hidrogin√°stica duas vezes na semana. O que est√° destruindo a humanidade s√£o os refinados, os gr√£os modificados, as gorduras vegetais e esse monte de produtos industrializados carregados de s√≥dio. Tem que se ter atitude pra mudar o estilo de vida e voltar a se alimentar como nos tempos dos nossos antepassados. Ia me esquecendo desse l√≠quido branco pasteurizado, vulgarmente conhecido como “leite”, esse tb j√° era.

  • By Mariohr, 17/09/2014 @ 11:20

    SE n√£o quiserem morrer lentamente e cheio de doen√ßas s√©rias n√£o comam √≥leo de canola. Pesquisem corretamente e se informem direito. √≤leo de Canola tem mais ou menos 36 substancias t√≥xicas. “Canola” nem √© planta, √© uma sigla para algo muito pior, a canola vem de algo que era usado em guerras como spray de mostarda. Cuidado em dobro. O melhor √© usar banha de porco ou √≥leo de coco.

  • By ibrahim, 06/04/2015 @ 21:19

    Meus amigos,
    O cheiro que alguma carne de porco possui √© devido √† condi√ß√£o de n√£o castrarem as f√™meas. Normalmente √© a carne de matrizes velhas sem castrar que engordam e vendem, da√≠ a catinga, e tem mesmo. Os porcos gordos s√£o conhecidos como “capados”, porque como o nome diz s√£o castrados. Assim n√£o t√™m nenhum cheiro desagrad√°vel. √Č o chamado porco caipira. Minha fam√≠lia sempre cozinhou como gordura de capado e a comida √© deliciosa e a maioria passou dos noventa anos. Antes de dar qualquer opini√£o verifique primeiro se a informa√ß√£o que tem sobre o assunto √© a verdade ou embuste engendrado pelas produtoras de √≥leos que ao longo dos anos enfiou-nos goela abaixo tais informa√ß√Ķes. Experimente quando vier no interior.Voc√™ se surpreender√°.
    Um abraço.

  • By Jorge, 18/04/2015 @ 21:12

    Vejam este vídeo, de quem sabe o que esta falando.
    https://www.youtube.com/watch?v=LhPdrcmoqfk

Other Links to this Post

Feed RSS para coment√°rios sobre este post.

Deixe um coment√°rio

WordPress Themes