Bar do Biu

Bar do BiuComida nordestina boa em São Paulo é no Bar do Biu. Trata-se de um boteco um tanto reformado na região do Sumaré, de propriedade de um cearense — o Biu — e tocado em família. Lá se pode provar essa culinária forte e pesada, herdeira direta da cozinha portuguesa. Há uns dez anos, passei algumas semanas de verão no Ceará e aprendi a gostar muito de carne-de-sol, que infelizmente é muito difícil de encontrar no Rio Grande do Sul. A carne curada típica daqui é o charque, um produto bastante diferente, mais duro e salgado. Então, sempre que vou a São Paulo, aproveito para matar as saudades da carne-de-sol e outros pratos típicos nordestinos.

O cardápio do Bar do Biu não tem muita frescura. São meia dúzia de preparações, com opção de variar apenas a carne: pode ser carne seca, sarapatel, frango, a supracitada carne de sol etc. O carro-chefe é o baião-de-dois, que pode ser visto na lamentável foto acima. Essa é a porção para duas pessoas (algo como R$ 30), uma quantidade absurda de comida. Acompanha uma salada, farofa, manteiga de garrafa e um molho de pimenta suave servido nessas garrafas. Preparado pelo próprio Biu, o chefe de cozinha, o baião-de-dois com carne-de-sol é excelente.

As sobremesas também são bastante boas. O pudim de leite só perde para o pudim do Alexa Atala e para o da minha mãe. O doce de abóbora com coco agrada até gente que, como eu, não é muito fã desse tipo de sobremesa. Uma boa é pedi-lo com queijo coalho. Outra dica é pedir uma jarra de suco de cupuaçu para acompanhar a refeição.

Recomenda-se chegar cedo, especialmente nos finais de semana, porque o Bar do Biu é bastante famoso em São Paulo e costuma lotar.

BAR DO BIU
Rua Cardeal Arcoverde, 776 – Mapa
11 3081-6739

1 Comentário

  • By tati, 25/12/2009 @ 16:56

    a foto tá parecendo uma imagem de santinho de Virgem Maria :P

Other Links to this Post

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

WordPress Themes