Flor de Sal

Flor de salEstou encantado com a flor de sal do Algarve enviada como presente por meus tios residentes em Portugal. O meu pacote veio da propriedade de Rui Simeão em Tavira, litoral sul do país.

A flor de sal, ou “nata do Atl√Ęntico”, √© composta pelos cristais mais finos que formam uma pel√≠cula, quase uma espuma, sobre os tanques de decanta√ß√£o das salinas. Esses cristais t√™m formato e tamanho bastante diferentes dos cristais normais, sendo mais finos, al√©m de contarem com uma concentra√ß√£o muito maior de outros minerais. Tudo isso lhes confere propriedades f√≠sico-qu√≠micas e um comportamento bastante diferente do sal normal ao entrar em contato com os alimentos. √Č como usar √°gua do mar concentrada para salgar a comida.

A melhor flor de sal é produzida em Guérande, na Bretanha, onde dizem que a especiaria é coletada desde os tempos dos celtas. O Algarve vem em segundo lugar, seguido pelo Chipre e por Essex, no Reino Unido. No fundo, comparar flor de sal é como comparar uvas viníferas: cada uma produz um vinho diferente e não dá para dizer que o shiraz é melhor ou pior, em si, do que o cabernet sauvignon.

No Brasil, tamb√©m se produz um pouco de flor de sal, no Rio Grande do Norte, pela Cimsal. O problema √© que a lei brasileira exige a adi√ß√£o de iodo a todo sal vendido no pa√≠s, ent√£o tanto as marcas importadas como a nacional est√£o na mira da Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria. Adicionar iodo, evidentemente, estraga a flor de sal. O fato √© que a Cimsal continua anunciando o produto e em Porto Alegre ele pode ser encontrado na padaria Carina Barlett, ent√£o suponho que ningu√©m esteja dando bola para a fiscaliza√ß√£o da Anvisa.

√Č incr√≠vel o quanto esses cristais transformam qualquer prato. Deixam todos os sabores mais ricos. A impress√£o √© de que a flor de sal funciona como um lubrificante gustativo, fazendo os sabores rodarem melhor e preencherem todas as √°reas da boca. √Č dif√≠cil descrever o gosto desse tempero. √Č semelhante √† √°gua do mar, mas diferente. Tamb√©m salga mais, talvez por seu formato permitir uma maior superf√≠cie de contato com os alimentos. Flor de sal √© como um doping culin√°rio: leva um cozinheiro mais longe e mais r√°pido do que seus competidores dependentes do sal de cozinha normal.

As melhores aplica√ß√Ķes s√£o em saladas e pratos simples. Um ovo frito salpicado de flor de sal fica inacredit√°vel. Outra dica √© misturar flor de sal a uma boa manteiga, para fazer umas torradinhas elegantes. Ali√°s, deve ficar muito bom com tutano — ainda testarei. O importante √© s√≥ usar na finaliza√ß√£o dos pratos, n√£o para cozinhar. Submeter a flor de sal ao fogo elimina grande parte de seus sabores peculiares.

Acho que vou come√ßar a fazer como o¬†Jeffrey Steingarten e andar com um vidrinho disso por a√≠. √Č caro, mas acaba rendendo bastante, porque se usa muito pouco de cada vez.

23 Coment√°rios

  • By Guilherme Atencio, 24/05/2010 @ 01:01

    Eu vi que tinha pra vender na Carina Barlett e me lembrei da pol√™mica da ANVISA. Que l√™ at√© acha que se eles n√£o t√™m coisas mais importantes pra fiscalizar…

  • By Mari√Ęngela, 25/05/2010 @ 21:43

    eu uso a de Guérande há vários anos ,trago quando viajo e recebi uma embalagem de um quilo que uma amiga alemã mandou,porém,depois de tantos anos,para mim,perdeu um pouco a graça,no começo sentia exatamente o que tu descreves,um sabor muito acentuado dos alimentos,ovo frito,tomate cru, o pão com tomate catalão,salpicado com ela quando sai do forno,é bem bom,mas,já não vejo mais toda esta maravilha,ou eu é que sou tosca rsrsrs.Cuidado que aqui em POA tende a umedecer!

  • By Tr√§sel, 26/05/2010 @ 00:17

    Se você está cansado da flor de sal, está cansado da vida.

  • By Mari√Ęngela, 26/05/2010 @ 11:44

    t√ī cansada da vida n√£o,acho que √© porque j√° virou rotina no meu prato.

  • By Marco Aurelio Stkeins, 28/05/2010 @ 18:48

    Comprei a flor de sal da Cimsal na Carina Barlett e achei maravilhosa.Ontem estive lá e vi que eles tem a flor de sal francesa,em saco de pano e uma pazinha de madeira.Vou comprar para ver a diferença.

  • By espressa-mente!, 29/05/2010 @ 22:00

    O maior problema da flor de sal do Rio Grande do Norte não esta na adição de iodo! Mas sim na ganancia! Esta é a unica explicação para a flor de sal brasileira custar mais caro que a Guérande!

  • By weno, 04/06/2010 @ 09:19

    eu nunca dei bola para flor de sal até esse artigo. vou experimentar!

  • By Tr√§sel, 12/06/2010 @ 16:52

    Descobri flor de sal francesa no Emp√≥rio 38, no mercado p√ļblico de Porto Alegre. Custa uns R$ 30 um vidro de 150g. N√£o consegui verificar se √© de Gu√©rande.

  • By carlos adriano sperotto, 29/06/2010 @ 19:31

    Encontrei flor de sal francesa naquela padaria da Vasco c/ Jo√£o telles…me fugiu o nome…por R$26,00(125g)

  • By Marilene Pagnon, 27/07/2010 @ 00:35

    A revista época deste fim de semana comenta sobre a flor de sal e suas propriedades. Parece que é mais suave e não altera a pressão arterial. Esse seria a vantagem.
    O preço daquele fabricado no Brasil (Mossoro/RN) é alto mesmo. Causa? Excesso de impostos, com certeza.

  • By Everson, 28/07/2010 @ 16:31

    Comprei dois potes semana passada, quando estava em Col√īnia, Alemanha. Comprei da de Gu√©rande, mas encontrei v√°rias outras proced√™ncias (acho que at√© de um dos pa√≠ses b√°lticos).

    Para quem quer equacionar o fator custo/justo, paguei cerce de 5 Euros por um pote de 125g.

    Alguma dica de conservação?

  • By Erik Rom√£o, 08/11/2010 @ 19:41

    Caros amigos, sou do Rio grande do norte e temos uma pequena salina de produ√ß√£o artesanal de sal marinho desde 1968, estamos iniciando algums testes pra viabilizar a produ√ß√£o da flor do sal de modo artesanal e conservando as principais caracteristicas fisico quimicas de um produto t√£o nobre. O fato de ter um pre√ßo diferenciado “alto” deve-se a sua raridade e dificuldade em se obter quantidades consideraveis deste produto, a cada 100 kg do sal comum se consegue apenas um Kg da flor do sal. Mas pretendemos em brev disponibilizar ao amigos flor de sal de altissima qualidade, compara√°vel as produzidas em qualquer lugar do mundo. Grande abra√ßo a Todos.

  • By Paulo C√©sar, 16/11/2010 @ 19:21

    Estou desenvolvendo um projeto para criar produtos adicionando a Flor de Sal a outras especiarias, criando aromas diferenciados para cada tipo de alimento.
    Estou buscando adquirir o produto em portugal, quando você tiver disponível no Brasil, aí no Rio Grande do Norte, me contate Erik Romão.

  • By Tr√§sel, 16/11/2010 @ 22:39

    Opa! Se acontecer a parceria, enviem uma amostra dos produtos, a título de comissão por facilitar o contato, Erik e Paulo César. :-)

  • By Betobh, 05/04/2011 @ 08:58

    Obrigado pelo texto t√£o esclarecedor. Sempre tive d√ļvidas de em que ponto da confec√ß√£o de um prato deveria colocar a Flor de Sal. Este m√™s estive em Portugal e comprei, em Aveiro (que cidade linda!), inclusive para dar como souvenir, alguns potes e saquinhos. E como as pessoas ficaram felizes com o presente! Tamb√©m acho que tem coisas mais importantes para a Anvisa se preocupar. Afinal, Flor de Sal n√£o √© sal. N√£o √©, mesmo? Gde abra√ßo

  • By Assis,J., 13/05/2011 @ 17:10

    No coment√°rio principal deste, e em outras informa√ß√Ķes algu√©m diz que a flor de sal deve ser usada na finaliza√ß√£o dos pratos e n√£o conzinh√°-lo. Pairou uma d√ļvida: se os pratos n√£o ficar√£o salgados demais, pois cozinha-se normalmente com sal comum.

  • By geni, 07/06/2011 @ 15:07

    Algu√©m sabe como ficou o problema da “flor-de-sal” com a ANVISA? se ainda est√£o querendo mexer nesta maravilha que est√° “prontinha” na natureza, temos que nos unir para evitar tal abuso…numa coisa destas n√£o se mexe!

  • By Jose Antonio Lopes, 25/11/2011 @ 21:38

    To: Paulo C√©sar¬ī
    Estão falando de Flor de Sal, mas ainda não conhecem a nossa das Salinas Naturais de Rio Maior, no interior de Portugal a mais de 30 Kms do Mar. Esta vocês não sabiam!

    Posso garantir que é superior em todos os itens
    e é uma das melhores do mundo.
    Temos um produto √ļnico, em l√Ęminas finissimas,
    brancura e pureza incomparável, de colheita artesanal, biológica e natural.
    Que sabor incr√≠vel…
    Nós somos produtores e temos salinas.
    Falem comigo e debatam o tema, depois até talvez envie amostra.

  • By Tr√§sel, 25/11/2011 @ 23:49

    Sr. Lopes, fiquei curioso: Rio Maior parece ser um tanto longe da costa, conforme o mapa. De onde vem a √°gua salgada para as salinas?

  • By Mike, 20/12/2011 @ 16:58

    Faltou falar do Sal de Maldon. Ou você ainda não provou dele? Na minha opinião, é pau a pau com o sal de Guerande.
    Abraços!

  • By Lidia, 23/03/2012 @ 14:39

    Sr.Lopes

    Como faço para comprar a sua flor de sal?

  • By Jose Antonio Lopes, 14/10/2012 @ 20:58

    A √°gua salgada das Salinas de Rio Maior nasce de um Po√ßo com 10 metros de profundidade, prov√©m do subsolo rico em Cloreto de S√≥dio. Essa √°gua nasce 7 vezes mais salgada que a do mar. Percebeu como √©…

  • By Isabel Duque, 25/04/2013 @ 17:32

    N√≥s fazemos extrac√ß√£o de sal marinho (Sal do Atl√Ęntico, do Corredor do Sol na Figueira da Foz)e recolhemos os primeiros cristais purissimos de flor de sal, a qual √© maravilhosa!!!Vendemos em frascos de 225gr…faz um tempero excelente!!!

Other Links to this Post

Feed RSS para coment√°rios sobre este post. TrackBack URI

Deixe um coment√°rio

WordPress Themes