Sayuri

SayuriUm dos melhores restaurantes do Mercado Público de Porto Alegre é o japonês Sayuri. O Bruno Galera publicou uma resenha aqui no Garfada em 2007, cujas considerações compartilho — ingredientes frescos cozidos no ponto e bons preços. Apenas uma coisa mudou: passaram a aceitar pagamento com qualquer cartão de crédito ou débito.

Embora os sushis e sashimis sejam bastante bons, sobretudo porque o restaurante fica logo acima de dezenas de peixarias, lojas de produtos macrobióticos e bancas de hortifrutigranjeiros, sou muito mais partidário dos pratos quentes do Sayuri. Eles se dividem em quatro tipos: carnes na chapa (teppanyaki), carnes com macarrão e legumes (yakissoba), carnes com arroz e legumes (yakimeshi) e carne refogada com legumes — sendo que as carnes podem ser camarão, gado ou frango. Gosto de pedir a carne apenas com legumes e o arroz à parte, para ir acrescentando  o refogado por cima e comendo direto do pote.

SayuriAs entradas recomendáveis são os temakis ou a porção de guiozá, pasteizinhos de porco cozidos. Destaque para o dashi que acompanha os guiozás, muito saboroso.

Trata-se de um restaurante japonês sem frescuras. Tudo é simples, mas também é bem-feito e é barato: um almoço para duas pessoas com uma entrada, dois pratos quentes e dois refrigerantes em lata sai por menos de R$ 50. E, depois de comer, pode-se dar uma volta no Mercado Público e voltar para casa com a sacola cheia de especiarias e guloseimas.

SAYURI
Mercado Público de Porto Alegre, 2º andar — Mapa
Telefone: 51 3226-1158

6 Comentários

  • By Bruno Galera, 16/11/2009 @ 11:24

    Grande pedida é o Sakana Furai, delicioso peixe empanado com um molho fora de série. E sempre lembrando que os temakis do Sayuri são os melhores da cidade (na minha humilde opinião).

  • By Guilherme Atencio, 16/11/2009 @ 13:15

    Putz! Estava no centro de Porto Alegre quinta-feira, procurando onde comer e não lembrei do Sayuri!

  • By Ricardo Tomasi, 22/11/2009 @ 22:45

    O Sayuri é muito bom. Almoçava seguido por lá quando trabalhava no terra. Falando nisso, na minha mesa tinha um telefone de brinquedo que dizem, era do Bruno Galera, deve estar lá até hoje!

    Aproveitando o espaço, alguém sabe onde comprar nirá aqui em porto alegre?

  • By Träsel, 22/11/2009 @ 22:48

    Acho que se encontra nirá na Feira Ecológica da José Bonifácio.

  • By Laura, 23/11/2009 @ 01:29

    Sim, Nirá tem lá. Já nas primeiras bancas. Quem vem da Oswaldo, à esquerda, assim que passa uma banca de cactos já tem!

    Träsel: volto e meia em minhas pesquisas para aventuras culinárias acabo me deparando com o garfada. Confesso que no início achei um pouco pedante, mas aos poucos vi que realmente tens gosto pela aventura. Eu é que sou meio preconceituosa (e sem pilas) para com restaurantes mais chiques. Mas o sayuri e o del barbieri já são de minha predileção. Então quando quiser fazer uma extravagâcia vou seguir tuas honestas dicas.
    Beijos na patroa, que eu conheço!

  • By andré pereira, 25/11/2009 @ 10:10

    Träsel…sou um leitor costumaz do Garfada, e tenho um filho de 7 anos que é tarado por comida japonesa…sushi, sashimi, temakis, molho shoyu…essa semana levo ele no Sayuri e vamos morrer comendo peixe…continue assim…Há braços…

Other Links to this Post

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

WordPress Themes